27 de mar. de 2011

O bar do Vange

Por Marizé Vieira
Imperatriz é uma cidade rodeada de bares, sejam eles de classe alta, médios empreendimentos, ou mesmo botequins de esquina, com as famosas doses de ‘pinga’ a menos de um real.

Ao se falar no bairro Nova Imperatriz, logo se passa pela cabeça o famoso bar do Xéxeu, por exemplo. Porém, esse não será o foco deste texto, mas outro bar, que por mais que não tenha tanto conhecimento da população geral da cidade, ou mesmo do bairro, tem seu endereço marcado por homens, às vezes trabalhadores cansados, que depois de um dia de muito serviço, vão para o bar, tomar algumas doses.

O endereço já é certo, o então Bar e Mercearia Oliveira, que surgiu em 1988, como Mercearia Oliveira, na Rua Manaus, no bairro Nova Imperatriz, pelo até hoje proprietário, Evangelista Oliveira, ou simplesmente, Seu Vange.

O homem de cabelos grisalhos, 60 anos, fala do que conquistou desde que chegou em Imperatriz. Vindo de Nova Russas, município do Ceará, Seu Vange vive em Imperatriz há quase 40 anos. Foi na cidade que conheceu Maria da Silva Oliveira, sua esposa e mãe de seus quatro filhos. Ele exibe com orgulho os netos, que nunca deixam a casa vazia.

Seu Vange é uma figura conhecida por muitos dos moradores da rua. Seu bar, antes com um espaço de mercearia, no qual se vendia de palitos de fósforo a prendedores de roupa, hoje se foca no que se tornou seu produto principal: a cachaça.

Antes, ainda como mercearia, possuía seus freqüentadores ativos, sempre os mesmos rostos, conhecidos até mesmo pelos moradores. Hoje tem-se outra realidade. Uma realidade muito diferente da vivida durante os anos 90, e pelo menos metade dessa primeira década do século XXI.

O pequeno comércio, próximo à esquina da rua Manaus com a Fortunato Bandeira, que abre por volta das 8h da manhã, ainda que o abra neste mesmo horário, por vezes, às 7:30h já possui um pequeno fluxo de seus fiéis freqüentadores, que tanto ajudam a abrir, como a fechar o velho bar.


0 comentários:

Postar um comentário

Leu? Gostou? Então Comenta!

Copyright © 2014 Agora Binhí!